top of page
Acreditamos que cada negócio é único e com isso, iremos analisar e detalhar os Planos APPCC, combate a fraude ou a sabotagem de acordo com o seu processo, produto e fornecedores.
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
O sistema APPCC tem sido recomendado pelos órgãos de regulamentação, por ser uma metodologia de prevenção e controle dos pontos críticos de controle do tipo preventivo. Além disso, os maiores sistemas internacionais de segurança de alimentos o incluíram como requisito obrigatório para certificações.
Com uma abordagem sistêmica e detalhada de todo o processo produtivo, considerando as características dos insumos e produto acabado, é possível identificar todos os perigos suscetíveis e a partir disso, determinar ações para eliminar ou controlá-los.
Esta ferramenta é bastante prática e eficiente no controle das contaminações para garantir um alimento inócuo e seguro.
Combate a fraude e sabotagem
A fraude alimentar é um tema atual e relevante para a cadeia de alimentos.
Baseia-se em atos intencionais motivados financeiramente, porém que podem causar um problema de saúde pública, gerando danos à integridade do consumidor e interferir ainda nas relações econômicas do país.
O food defense ou combate a sabotagem, são ações preventivas para proteger os alimentos de contaminações intencionais por parte de colaboradores insatisfeitos, concorrentes ou oportunistas que contaminam o alimento para causar dano ou prejuízo ao negócio.
Os Planos de combate a fraude ou á sabotagem, têm como objetivo prevenir e mitigar a vulnerabilidade do negócio à fraude ou à ações mal intencionadas, e são cada vez mais exigidos pela cadeia alimentar, sendo requisitos obrigatórios para a obtenção dos certificados de sistema de gestão de segurança de alimentos, como FSSC 22000, BRC e IFS.
bottom of page